É, não há nada de novidade em saber que vender pela internet está mudando o comércio não só do Brasil como do mundo. A cada dia cresce o número de lojas virtuais, se tornando assim umas das principais estratégia de vendas de qualquer marca que deseja crescer forte no mercado. 

Acompanhando a mudança de hábito dos consumidores, a facilidade e rapidez, as formas de consumo vêm mudando muito com o tempo.

Hoje, independentemente de geração, muitas pessoas se imergem em ambientes 100% virtual por meio de vários canais, como redes sociais, esse crescimento do comércio eletrônico, não se dá somente por conta da evolução das tecnologias, mas também pelo crescimento cultural digital que vemos hoje. 

Só no primeiro semestre de 2018, o varejo online movimentou 23,6 bilhões de reais em vendas e registrou 54,4 milhões de pedidos apenas no Brasil, segundo dados da Webshoppers. 

Sendo assim, fica claro que o E-commerce não é apenas uma oportunidade do futuro, é uma história que tem força já no presente. Por isso, a Inteligence Gestão separou para você, 11 passos para você abrir um E-commerce hoje, vamos lá? 

1 - Registre o seu domínio 

  

O domínio (ou a URL) do site nada mais é do que o seu endereço na web. Ele é único e identifica a sua loja virtual entre tantas outras existentes por aí. E isso vale não só para o Brasil, mas para o mundo. Para escolher o domínio, você deve levar em consideração alguns quesitos, como: 

  

Use o nome da marca junto a uma palavra-chave que defina o negócio — como www.adaracosmeticos.com.br. Pode acreditar: só o uso dessa palavrinha na URL já ajudará a posicionar o seu site nos mecanismos de busca; 

Prefira sempre nomes curtos e fáceis de lembrar, evitando caracteres especiais e termos estrangeiros. O intuito é facilitar ao máximo a compreensão de quem ouve o nome do seu site e decide procurá-lo na internet; 

Prefira domínios terminados em .com.br para garantir um melhor posicionamento regional, pois os mecanismos de busca identificam a localização do seu host e dão preferência a resultados nacionais. Não sendo possível usar um domínio .com.br, tente apenas .com. 

2. Escolha um servidor de qualidade 

Feito o registro do domínio, você tem que hospedá-lo em um servidor — ou host. O problema é que, ao fazer uma breve busca na internet, você logo descobre que existem várias empresas oferecendo hospedagem de sites. Em meio a tantas opções, quais requisitos devem ser levados em consideração no momento da escolha? Atente, principalmente, para os seguintes: 

 

• Capacidade de armazenamento 

Conforme você insere produtos e informações na sua loja virtual, ela aumenta de tamanho. Isso exige um espaço maior no servidor. Então, verifique a capacidade de expansão do seu e-commerce, analisando se isso custará mais para você com o passar do tempo. 

 

• Limite de tráfego 

Se o seu servidor de hospedagem tem limite de tráfego, o site ficará fora do ar quando esse teto for atingido. Para não cair nessa armadilha, certifique-se da amplitude desse limite. Já pensou se você fica em apuros em datas de grande movimentação no comércio eletrônico, como a Black Friday? 

  

• Disponibilidade do servidor 

Cada servidor tem uma taxa de disponibilidade que corresponde ao tempo em que ele fica no ar sem nenhum tipo de problema que possa ocasionar a queda dos sites nele hospedados. Quanto maior for essa taxa, mais garantias você terá de que a sua loja virtual não ficará indisponível. 

 

• Suporte 

 Se houver qualquer problema no seu site, o servidor de hospedagem deve garantir suporte tecnológico para que a falha seja rapidamente corrigida. Procure sempre por servidores que oferecem várias formas de contato e atendimento 24 horas, porque você simplesmente não tem como saber quando essa ajuda será necessária. 

 

• Preço 

Diferentemente do que muitos podem pensar, serviços de hospedagem de qualidade não precisam ser caros. Sabendo disso, faça comparativos entre preços e benefícios, sempre buscando recomendações de outros usuários. 

3. Estruture a plataforma da loja virtual 

  

A plataforma é o seu site em si, que tem uma parte que fica visível para os usuários e outra que é visível apenas para você. A parte pública da sua plataforma é aquela em que os produtos são exibidos, as informações ficam disponíveis para os usuários e você constrói a sua comunicação visual. Já a parte privada é aquela em que você faz a gestão de todo o conteúdo inserido nela, bem como de alguns outros elementos essenciais para o seu negócio — como controle de vendas, de recebimentos e de estoque. 

É preciso levar a sério a escolha da plataforma para o seu e-commerce, uma vez que esse será o seu principal meio de contato com os clientes. Nesse momento, considere os pontos listados abaixo! 

  

  

 • Plataforma 

Pode ser pronta, de código aberto ou desenvolvida sob medida para você. Por mais que as plataformas prontas levem esse nome, elas podem permitir inúmeras customizações. As de código aberto podem ser personalizadas com a ajuda de um programador, enquanto as desenvolvidas sob medida são construídas de acordo com as suas demandas e, exatamente por isso, são bem mais caras 

  

• Navegabilidade 

Verifique se as páginas carregam rapidamente, se os menus estão bem distribuídos e são fáceis de achar, se é possível construir uma hierarquia de categorias que facilite o encontro dos produtos, entre outros detalhes. O segredo está em descomplicar a interação dos usuários com o e-commerce; 

  

• Funcionalidades 

Na parte gerencial, confira quais são os recursos disponíveis para que você possa administrar com eficiência a sua loja virtual. Quais dados são coletados e podem ser analisados? É possível extrair relatórios, gráficos e outras formas de conteúdo analítico? 

  

• Integração 

Conforme o negócio vai crescendo, você precisa usar novos recursos de gestão para melhorar a sua capacidade de escalar vendas e analisar resultados. Por isso, prefira sempre plataformas que possam ser integradas a outras ferramentas, automatizando a sua gestão e acelerando os seus resultados. 

  

• Tecnologias de segurança 

Acredite: seus clientes não estarão dispostos a fornecer dados sensíveis (como informações bancárias e pessoais) se não sentirem que a loja pode garantir sua segurança. É muito importante que você adote uma política de privacidade e segurança, garantindo ao cliente que ele pode realizar suas transações no site com toda a tranquilidade. Nesse contexto, podemos adiantar que existem 2 tipos de tecnologia fundamentais para seu e-commerce: 

  

• Certificado SSL (Secure Socket Layer) 

O SSL é um certificado que protege os dados fornecidos pelo usuário no cadastro e no pagamento, impedindo que um possível invasor intercepte tais informações. Ele é identificado na página de sua loja pela imagem de um pequeno cadeado no canto inferior da tela, mostrando ao cliente que o endereço é seguro. 

  

• Scan de aplicação e IP 

Essa ferramenta rastreia seu site em busca de vulnerabilidades e, ao localizar possíveis ameaças, informa aos responsáveis para que sejam realizadas as devidas correções. 

4. Escolha um template adequado 

 

template é a parte visual da sua loja virtual. Ele define a sua identidade na internet e precisa ser escolhido com bastante cuidado. Se você optar por modelos prontos e sem possibilidade de customização, isso pode fazer com que o seu e-commerce fique parecido com vários outros. Assim, é claro que perde um pouco da sua identidade! 

O ideal, portanto, é dar preferência a templates (também chamados de layouts ou temas) que possam ser mudados para que se adaptem à sua realidade. 

Outros cuidados que você deve ter em relação a essa escolha são: 

  

• Fontes 

A fonte é o tipo de letra usado no template. Prefira fontes limpas, sem serifa e não rebuscadas — letras cursivas, por exemplo. Analise a facilidade de entender tais fontes na internet, considerando que essa leitura não pode ser prejudicada no mobile. 

  

• Cores 

Cada template usa uma paleta de cores com tons que se complementam, formando um conjunto harmônico. Nesse quesito, a recomendação é evitar o uso de cores muito fortes, fosforescentes ou brilhantes. E por mais que tons contrastantes sejam ótimos para chamar a atenção, devem ser usados com cuidado, destacando elementos-chave na sua página — como botões de ação ou ofertas. 

  

• Busca interna 

certifique-se de que o seu template tem uma ferramenta de buscas eficiente, a fim de agilizar a navegação dos usuários e o encontro dos produtos que procuram. 

  

• Informações 

Preço, frete, formas de pagamento, descrições e dados técnicos devem ficar bastante visíveis para qualquer pessoa. 

5. Defina as formas de pagamento 

Muitas plataformas de e-commerce já vêm equipadas com ferramentas de pagamento. De toda forma, antes de abrir uma loja virtual, você deve verificar se essas opções atendem à demanda de seus consumidores. Atualmente, os meios de pagamento mais usados pelos consumidores online são: boleto bancário, cartão de débito e cartão de crédito. Só nos cartões de débito e crédito são dezenas de opções que podem ser de interesse dos consumidores. Isso sem falar nas formas de pagamento alternativas, como milhas, carteiras digitais, Dotz, Bitcoins, entre outras.  

  

A verdade é que quanto mais opções você oferecer, melhor. Contudo, os custos de manter várias formas de pagamento podem ser altos. Pensando nisso, que tal contar com intermediadores de pagamento integrados à sua loja virtual? Afinal, eles podem oferecer uma ampla variedade de opções sem pesar no seu orçamento.  

  

Uma dica importante é evitar que o consumidor seja direcionado para outro site no momento do pagamento, fazendo com que perca a conexão com a sua marca e tenha o trabalho adicional de preencher outros formulários para efetivar a compra. Essa exigência extra pode dar tempo para que ele repense a sua decisão e acabe abandonando o carrinho de compras. 

6. Faça um planejamento logístico 

Não se engane: montar uma loja virtual não é apenas vender pela internet. Se fosse assim, muito mais pessoas investiriam nessa modalidade de negócio, o que significaria mais milhões de concorrentes para você! Ter um e-commerce também é ter um excelente processo logístico, que afeta tanto a reputação da loja online quanto a satisfação dos clientes. 

  

O planejamento logístico envolve desde a aquisição de produtos até a sua entrega ao cliente final, constituindo um dos maiores custos para qualquer empreendimento. Confira algumas dicas para se sair bem: 

  

  • Selecione bons fornecedores 

se o fornecedor é de qualidade, os produtos que você vende serão igualmente bons. Então, procure formar parcerias com esses fornecedores, a fim de manter um bom relacionamento e garantir uma excelente reputação para a sua loja virtual. 

  

  • Organize o seu estoque 

O estoque deve estar organizado de forma que cada pedido seja separado e enviado rapidamente para o consumidor. Assim você respeita os prazos informados no cálculo do frete. Procure sempre deixar à frente produtos com maior saída, fazendo com que o seu time ganhe tempo. 

  

  • Cuide da embalagem 

Os produtos devem ser embalados de forma a não sofrer nenhum dano durante o transporte. Aproveite para promover a sua marca com embalagens exclusivas, já que esse é o primeiro ponto de contato físico entre a sua loja virtual e os clientes. 

  

  • Capriche no preço do frete 

O preço do frete é um grande diferencial para quem compra online. Para o vendedor, porém, é sempre um dilema: como fica a equação prazo x preço? Procure parceiros de entrega que deem agilidade ao seu processo sem onerar demais o fluxo de caixa — como motoboys e entregadores independentes. Nas entregas de longa distância, faça pesquisas para saber qual é o modelo financeiramente mais atrativo. 

7. Cadastre os primeiros produtos 

Terminada a fase de estruturação para abrir uma loja virtual, você pode começar a cadastrar os primeiros produtos na sua plataforma. Por mais que essa seja uma fase de grandes expectativas, já que você está prestes a ver o seu negócio em funcionamento, procure não se apressar. Preste atenção nestes detalhes: 

  

  • Fotos 

As fotos devem ter uma resolução média de 72 pixels para permitir uma boa visualização sem sobrecarregar o site. Use sempre fotos de boa qualidade e que mostrem os seus produtos sob diversos ângulos. 

  

  • Ficha técnica 

A ficha técnica traz detalhes sobre o produto. Se pensarmos em um notebook, por exemplo, você deve abordar capacidade de memória, HD e armazenamento, entre outros. Esses dados devem ser preenchidos para que usuários mais avançados na jornada de compra encontrem rapidamente todas as informações necessárias no seu site. 

  

  • Descrição 

A descrição de produtos é um texto mais amplo e fluido, que tem o objetivo de chamar a atenção para os benefícios da mercadoria em questão. Lembre-se de que esse texto deve despertar a imaginação e o desejo. Portanto, se fôssemos falar de um notebook, escreveríamos como ele é veloz, ideal para quem edita vídeos, excelente para quem assiste streaming na internet, entre outros atributos que formam uma ideia do quão benéfico seria ter esse item em casa. 

  

  • Comentários 

Tenha sempre um campo de comentários para que os usuários que adquirem os produtos possam fazer recomendações. Além de contar como uma atualização de página, ajudando no seu posicionamento nos mecanismos de busca, você contará com o aval de várias pessoas para convencer outros consumidores a comprarem. Não se engane: hoje, as pessoas buscam esse tipo de referência e, no caso da internet, elas são prioritárias, uma vez que ajudam o cliente a estabelecer uma relação de confiança com a loja. 

8. Comece a divulgar uma loja virtual 

Loja virtual pronta, chegou a hora de fazer com que as pessoas a encontrem! O marketing digital é, sem sombra de dúvida, a melhor maneira de fazer com que os consumidores conheçam o seu e-commerce. Mas por onde começar? 

  

  • Mídia Paga 

Para encontrar, desde o início, consumidores prontos para comprar, o ideal é começar com uma estratégia de links patrocinados no Google e mídias sociais. Esses anúncios pagos são exibidos quando o usuário faz uma busca na internet, facilitando o encontro entre a sua loja virtual e os novos compradores. Fique atento: principalmente no começo da operação, é difícil abrir mão desse tipo de investimento. 

  

  • Inbound marketing 

Ao mesmo tempo, você pode iniciar a sua estratégia de inbound marketing — ou marketing de atração. O objetivo é captar o interesse das pessoas por meio de conteúdo útil e segmentado, conforme o perfil do seu público. Demora um pouco mais para trazer resultados, mas é uma estratégia que gera ótimos ganhos no longo prazo. 

  

  • Blog 

Se você vende bijuterias, por exemplo, que tal criar um blog com conteúdo interessante, mostrando dicas de como usar esses acessórios e outras informações relevantes para o público-alvo? O blog é uma estratégia bastante eficaz para atrair novos visitantes para o site. Só atenção: a qualidade dos conteúdos será determinante para que o interessado busque mais informações e, eventualmente, vire cliente da marca. 

  

  • Redes sociais 

marcar presença nas redes sociais ajuda a construir a sua reputação e conectar-se a uma audiência engajada, gerando tráfego para o seu site. Quanto mais pessoas chegarem lá e conhecerem os seus produtos, mais chances de fechar novas vendas. Lembre-se de que a sua presença online tem a ver também com a conveniência do cliente. Se ele usa as redes sociais, é importante que ele encontre a sua loja nesses locais. Na escolha das redes que serão trabalhadas, leve em conta a preferência do seu cliente em potencial. No caso do e-commerce, podemos adiantar que têm funcionado bem para as lojas o Facebook e o Instagram. Não deixe de analisar essas opções. 

  

  • E-mail marketing 

O e-mail marketing é extremamente eficaz para levar conteúdo segmentado para os seus leads, nutrindo-os até que estejam prontos para a compra. O melhor é que se trata de uma estratégia versátil, que pode ser usada em várias situações — como promoções, pesquisas e lançamentos. Para que a estratégia dê certo, certifique-se de montar um banco de dados com as informações dos seus clientes. O segredo das boas ações de e-mail marketing é a personalização: você precisa mandar a mensagem certa, no melhor tempo possível e para a pessoa correta! 

  

  • SEO 

A otimização para mecanismos de busca é o que permite que um site apareça na primeira página de resultados do Google ou de outros buscadores. Para o e-commerce, um bom posicionamento é essencial para aumentar o tráfego do site, atrair potenciais clientes e qualificar o público, aumentando as oportunidades de venda. 

  

Antes mesmo de escolher o nome da sua loja, você já pode começar a bolar uma estratégia de SEO, por exemplo vamos dizer que você decidiu criar uma loja que irá vender Action Figures no Brasil, você pode colocar a palavra-chave “Action Figures” no nome da sua loja e posteriormente registrar um domínio com a palavra  no endereço (ex: actionfigures.example.com ), isso aumenta as chances do Google mostrar  sua loja para a busca de “Action Figures”. 

  

Preste atenção na hora de cadastrar os produtos na sua loja use nomes descritivos e descrições completas que facilitam a vida do usuário, combinando essas duas coisas você já está no caminho certo para ter seus produtos bem rankeados na pesquisa do Google. 

  

Outra prática indicada é fazer parcerias com outros blogs e lojas, inserindo o link do site em outras páginas. Essa é uma forma eficaz de aumentar o fluxo de visitas no e-commerce, atrair um público mais qualificado e melhorar a relevância do site. Por fim, apostar em vídeos explicativos também é uma ótima forma de passar confiança ao consumidor. 

  

  • Qualidade do atendimento 

Entenda: criar uma boa estratégia de marketing e não oferecer um atendimento exemplar é como abrir uma loja física e não ter funcionários para atender. Principalmente com a possibilidade de uso da internet para se relacionar com o cliente, algumas opções de atendimento se tornaram mais comuns. Veja em quais alternativas você deve focar! 

 O SAC envolve o uso de múltiplos canais para realizar o atendimento ao cliente — como telefone, e-mail, redes sociais, chat online e outros. É importante, entretanto, que todos os canais sejam integrados. Dedique atenção especial ao SAC, garantindo que o cliente possa tirar suas dúvidas com o máximo de rapidez. E sabia que uma das tendências do momento é oferecer um atendimento personalizado e em tempo real? Que tal trazer essa prática para seu e-commerce? 

Não se esqueça: ainda que sua loja virtual esteja apenas começando, é indispensável investir em uma boa ferramenta de atendimento, que o ajude a gerenciar as informações, acompanhando cada contato e facilitando a resolução de problemas.Um aspecto importante para fazer qualquer atendimento via internet é garantir que todos os canais tenham uma linguagem única, definida de acordo com as características identificadas no público-alvo. Só não pode perder a personalização de cada atendimento, combinado? 

Também é por meio de um atendimento qualificado aos clientes que é possível fidelizá-los. Essa fidelização aumenta significativamente as possibilidades de o consumidor fazer compras futuras, mantendo-o ativo na base de dados, seja por meio de e-mails, redes sociais ou outras formas de relacionamento. 

9. Faça a sua primeira venda na loja virtual 

 

Estamos no finalzinho deste post e não poderíamos deixar de falar sobre a sua primeira venda. Como dissemos, esse é apenas o início do seu trabalho, já que, após a confirmação do pagamento, você deve dar o start na sua logística para garantir uma entrega de qualidade. 

 Mas atenção: mesmo após a confirmação de entrega, a sua relação com o consumidor não termina! É preciso dar continuidade ao contato para reter e fidelizar o cliente. Essa comunicação pode ser feita com estratégias de marketing, com a ajuda do e-mail, do SMS e, até mesmo, do acompanhamento do blog, que deve estar recheado de conteúdos relevantes para o seu segmento de mercado. 

 Faça o registro da sua venda, dê baixa no estoque, movimente o seu fluxo de caixa, emita a nota fiscal do produto e dê andamento aos processos administrativos. Um bom sistema de gestão empresarial pode ajudar a acelerar essas tarefas — ainda mais se estiver integrado à sua plataforma. Em seguida, reúna a equipe e comemore, porque vocês deram um importante passo rumo ao sucesso! 

Ah, e não se esqueça de acompanhar os seus resultados, rever as suas estratégias e se manter sempre atualizado. Afinal, o mercado muda a cada instante e só se supera aquele lojista que está antenado com essas mudanças. 

Agora que você sabe, passo a passo, como montar uma loja virtual, não perca tempo e coloque os seus aprendizados em prática. Aproveite que o comércio eletrônico tem encontrado um cenário favorável no Brasil e tire o seu projeto do papel. 

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Ufa!! são inúmeras as fases do projeto para implementar, mas com nossa expertise no assunto podemos lhe ajudar a montar tudo de uma forma rápida simples e segura. 

Após tudo pronto, é apurar um aumento exponencial em suas vendas.