3 tendências que vão movimentar o comércio eletrônico em 2021

3 tendências que vão movimentar o comércio eletrônico em 2021

3 tendências que vão movimentar o comércio eletrônico em 2021

A pandemia do novo corona vírus transformou radicalmente o comportamento dos consumidores. O comércio eletrônico teve um crescimento sem precedentes em 2020: pessoas que jamais haviam feito compras online se renderam ao e-commerce, e quem eventualmente já comprava pela internet, acabou consolidando esse hábito. 

E como será em 2021? A Shopify divulgou um relatório com as cinco principais tendências que devem movimentar o comércio eletrônico neste ano. Nós iremos falar de três, veja quais são elas:  

1. Concorrência online recorde 

De acordo com o relatório, o ritmo de crescimento do comércio eletrônico global deve diminuir em 2021, antes de voltar a ganhar fôlego em 2022, mesmo que se mantenha forte nesse período. Isso por que a recuperação da economia global após a pandemia deve ocorrer mais lentamente do que após a crise de 2008. 

Quase 150 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez na pandemia, e o número de compradores no e-commerce vai continuar a aumentar. De acordo com o relatório, a fatia das vendas online no bolo do varejo global também deve continuar crescendo pelos próximos cinco anos, elevando os custos com publicidade online. 

O documento recomenda que, em 2021, os varejistas trabalhem sua estratégia omnicanal. As experiências de compra em dispositivos móveis devem ser priorizadas, assim como o investimento em interfaces de programação de aplicações que melhorem a jornada do usuário e, consequentemente, as taxas de conversão. 

2 . Novos comportamentos do consumidor 

A pandemia ampliou o desejo do consumidor por conveniência e rapidez, e fez com que ele passasse a comprar online itens que, até então, eram vendidos majoritariamente em lojas físicas, como alimentos e itens de higiene. A permanência dessas mudanças, segundo o estudo, será determinada pela satisfação dos consumidores com suas experiências online. 

Dos 75% dos consumidores que disseram ter experimentado diferentes marcas online durante a pandemia, 60% esperam integrá-las em suas vidas, dependendo do quão satisfeitos estiverem com suas novas experiências. 

O relatório sugere que, quem possui um e-commerce, concentre-se agora na criação de experiências digitais inovadoras que tornam a vida mais fácil para seus clientes, trazendo sua marca para a vida das pessoas de novas formas. Uma das maneiras de se fazer isso é pivotando entre os mundos físico e digital, provendo uma experiência de compra verdadeiramente híbrida. 

3 . Novos diferenciais competitivos 

Para serem relevantes, as marcas de hoje precisam se destacar em três frentes: agilidade, sustentabilidade e políticas de frete grátis. Em relação à última, o documento destaca que é importante estabelecer limites claros, a fim de proteger as margens de lucro do negócio. Os meios de se fazer isso podem virar uma grande vantagem competitiva, como a proximidade do estoque dos clientes, as devoluções automatizadas e as opções flexíveis de entrega. 

64% dos consumidores de todo o mundo desejam que seus pedidos sejam enviados gratuitamente, e atender a todos com agilidade se tornou um desafio ainda maior diante do boom das vendas online provocado pela pandemia. Com o custo para atender pedidos em alta, muitas marcas devem transformar o atendimento em um ativo estratégico, mais inteligente e mais próximo do consumidor. 

Mas o consumidor de 2021 deseja não apenas que o frete seja rápido e gratuito, mas também ambientalmente consciente. Três em cada quatro consumidores americanos são mais propensos a comprar um produto embalado de forma sustentável. Por isso, essa é outra tendência na qual os vendedores devem ficar de olho. 

Fonte: (Site Consumidor Moderno) 

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