Aplicações Desktop x Web

Aplicações Desktop x Web

Já pensou em acessar aplicações desktop pelo browser? Então, vamos te mostrar como isso é possível e como as aplicações desktop legadas de sua empresa não precisam ser substituídas por aplicações web.

Aplicações desktop e web

Bom, você que está lendo este post talvez não seja um especialista na área, mas vamos te explicar com uma linguagem simples e acessível o que significam essas terminologias.

Aplicação web é aquela acessada pelo browser, ou seja pelo navegador web como o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer. Já as aplicações desktop são aquelas acessadas diretamente pelo sistema operacional como Windows, Linux ou MacOS.

Vamos a alguns exemplos bem corriqueiros! Quando você usa o editor de texto Word da Microsoft, você está usando uma aplicação desktop. Agora quando você acessa o navegador de internet e entra, por exemplo, no seu aplicativo de visualização de emails, então, isso é uma aplicação web. Simples não?

Bom, explicar o que é uma ou outra parece ser simples. A questão está em ao adquirir um software de gestão quais seriam as razões para se optar por uma ou outra solução?

Se você está neste dilema, continue a ler o nosso post e verá que podemos te ajudar a encontrar um caminho.

Vantagens e Desvantagens

Vamos elencar algumas vantagens e desvantagens das aplicações desktop e web, mas salientando que isso depende:

  • muito da arquitetura da aplicação,
  • dos mecanismos de segurança implementados e do
  • ambiente onde as mesmas encontram-se hospedadas.

 

Aplicações desktop Aplicações web
mais confiáveis e seguras pois é difícil acessar o código interno da aplicação correm um risco maior de serem modificadas por um usuário mal intencionado
apresentam melhores mecanismos de autenticação e autorização os mecanismos de autenticação e segurança podem ser bons ou ruins, depende da arquitetura da aplicação
correm o risco de algum sinistro afetar a aplicação, pois podem estar expostas a um usuário mal intencionado correm o risco de ficarem indisponíveis por algum tempo, principalmente se houver problemas com a conexão com a Internet
a experiência do usuário pode ser boa a experiência do usuário pode ser boa
grandes entradas de dados funcionam de forma bem suave grandes entradas de dados podem ficar comprometidas
aproveitam bem os recursos da máquina compartilham recursos com outros usuários e até mesmo com outras empresas
tendem a ser mais restritas quanto ao acesso a outras  aplicações web aproveitam melhor os recursos de interação com a web e outras ferramentas
são mais fáceis de serem desenvolvidas são mais difíceis de serem desenvolvidas
geralmente não podem ser acessadas de qualquer lugar são acessíveis de qualquer lugar
restritas a um sistema operacional não dependem do sistema operacional

 

O quê adotar: desktop ou web?

Muitos especialistas afirmam que durante muito tempo as aplicações desktop supriram todas as necessidades dos usuários de software. E também afirmam que agora o mercado está propenso a aplicações web pela necessidade de acesso a partir de diferentes dispositivos e facilidade de entrega (instalação e atualização).

Agora, você gestor de uma empresa que utiliza uma aplicação desktop há muitos anos e que a mesma atende bem as suas necessidades, como você encararia esse dilema do mercado?

Já pensou que é possível acessar aplicações desktop pelo browser? E com esse recurso torná-las acessíveis a partir de diferentes dispositivos e também se beneficiar da facilidade de entrega?

Mas, atenção! A aplicação desktop continuará sendo uma aplicação desenvolvida e projetada para rodar diretamente pelo sistema operacional. Agora é perfeitamente possível fazer streaming de aplicativos e torná-los acessíveis pelo browser.

Serviço de streaming de aplicações desktop

Amazon Web Services (AWS) oferece um conjunto amplo de serviços globais de computação, armazenamento, banco de dados, análise, aplicativos e implementação que ajudam as organizações a se moverem mais rapidamente, baixarem custos de TI e escalonar seus aplicativos.

Entre esses serviços encontra-se o AppStream 2.0 que é um serviço de streaming de aplicativos gerenciável e seguro que permite fazer streaming de aplicativos de desktop para qualquer navegador da web compatível com o HTML 5, sem necessidade de alterar os aplicativos.

O objetivo do streaming é proporcionar aos usuários de aplicativos desktop o acesso aos mesmos através de um navegador web. Tornando, assim, os mesmos acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento.

Ao contrário de soluções tradicionais locais para streaming de aplicações desktop, o Amazon AppStream 2.0 oferece definição de preço com pagamento conforme o uso, sem investimento inicial e sem manutenção de infraestrutura. Você pode alterar a escala de forma instantânea e global, garantindo que os usuários sempre tenham a melhor experiência possível.

Uma grande vantagem desta arquitetura é a elasticidade que a AWS oferece. Você configura o stack da sua aplicação e a cobrança pelo serviço de streaming é por hora. Como pontos positivos elencamos a elasticidade; possibilidade de integração com domain controller do cliente; acesso via navegador com HTTPS; protocolo de alto desempenho para streaming. Já como pontos de atenção: latência deve ficar entre 100ms e 250ms; preço em dólar; se seu usuário ficar com sua aplicação aberta 24 horas por dia, você será bilhetado por 24 horas.

1Comentários

    • Avatar
      arwa
      Feb 23, 2021

      <ol> <li><a href="https://www.med.tn/clinique">clinique prix tunisie</a></li> <li><a href="https://artisans-bruno.fr/chauffagiste-paris/chauffagiste-paris-20/">chauffagiste La rue Achille paris 20</a></li> <li><a href="https://electricien-bruno.fr/electricien-paris/electricien-paris-18/">electricien La rue Affre paris 18</a></li> <li><a href="https://vhdi.fr/debouchage-canalisation-nanterre/">debouchage canalisation Avenue Benoît Frachon nanterre</a></li> <li><a href="https://coloringanddrawings.com/a-football-stadium-coloriage-22954>coloring football stadium Printable free</a></li> <li><a href="https://www.coloriageetdessins.com/comptines-enfants/">comptines chansons enfants</a></li> </ol>

Deixe uma resposta