Os 7 pecados capitais do marketing digital

Os 7 pecados capitais do marketing digital

Muitas empresas já compreenderam a importância do marketing digital e já se integraram a ele.

No entanto, ainda é comum presenciarmos uma certa dificuldade para se conseguir uma melhor adesão da marca para engajar os consumidores.

Essa dificuldade, na maioria das vezes, está associada a ausência de uma estrutura para as campanhas online, o que acaba levando a empresa a se frustrar com os resultados. 

Não alcançar resultados positivos está muito associado à prática constante de um ou mais dos pecados capitais do marketing digital.

Você, por certo, já ouviu falar dos 7 pecados capitais, surgidos a partir de uma epístola de São Paulo e oficializado pelo Papa Gregório Magno no século VI, onde consta os 7 vícios de conduta da criatura humana que devem ser vencidos para uma boa vivência.

Saiba que você pode estar cometendo esses vícios ou pecados nas suas campanhas e, por isso, seus resultados não são positivos.

Continue lendo nosso post e conheça cada um dos 7 pecados capitais do marketing digital e como se livrar deles para alcançar o sucesso!

1 – Gula 

O guloso, quando se depara com uma mesa farta, quer comer de tudo e, nem sempre, vai escolher o melhor prato, o mais saboroso e nutritivo.

O guloso, dentro de uma campanha de marketing digital, é aquele que quer, de todo jeito, espalhar sua marca em todas as redes sociais possíveis e com conteúdo genérico para atingir todo tipo de público.

Para você entender melhor, pense em uma mangueira com água corrente, se você estiver próximo dela sentirá a força da água, mas, à medida que se distancia, vai percebendo que ela vai enfraquecendo e que já não é mais suficiente. 

O mesmo acontece quando você quer atingir um público não segmentado em todos os canais online. 

Para não cometer a gula é indispensável definir um plano de marketing digital para o seu negócio. 

Sabendo quais os canais o seu público acessa e o que procura, fica mais fácil para investir no marketing digital de forma mais assertiva.

2 – Avareza 

No mundo dos negócios, o avarento pode ser considerado aquele que quer ganhar mais dinheiro, mas que não quer investir para obter esse resultado.

Por não querer investir, ele vai pedir para algum familiar ou amigo fazer suas campanhas online ou contratar a agência mais em conta que ele encontrar pela frente, sem levar em consideração a experiência e resultados da contratada.

Infelizmente, nesse caso, a pessoa que irá fazer o seu marketing digital não tem o conhecimento adequado sobre o assunto e não saberá elaborar as campanhas para atingir o seu público.

Vale lembrar que nem sempre o maior valor é o melhor, mas, é importante garantir que o trabalho seja feito por quem tenha qualidade, conhecimento e experiência comprovada, caso contrário, não se obterá um resultado positivo. 

3 – Luxúria

A luxúria é considerada a prostituição do mercado do marketing digital e é caracterizada por agências que tentam ganhar clientes pelo menor preço possível, aliás, esse é o grande diferencial delas.

Essas agências, geralmente, encontram o avarento, aquele que não quer gastar nas suas campanhas. 

É preciso dizer que agências que seduzem o cliente pelo preço, geralmente, não possuem competência e pessoal qualificado e acabam apenas estragando e manchando o mercado.

Portanto, cuidado ao escolher a sua agência de marketing, muito mais do que campanhas, é necessário ter uma real parceria e entendimento do negócio para obtenção de resultados e isso só é possível com profissionais qualificados e dedicados a cada etapa do trabalho.

Imagine, por exemplo, que você está com um problema cardíaco, o ideal é que você procure um cardiologista e não um clínico geral, certo?!

No marketing também existem especialidades e profissionais específicos para cada tipo e etapa do serviço.

4 – Ira

A ira, geralmente, parte do cliente sem paciência à espera de resultados positivos.

Essa pressa, por muitas vezes, faz com que a empresa opte por campanhas que sejam do gosto pessoal e não focadas ao público-alvo ou ainda por publicações aleatórias para dar volume ao número de postagens.

É preciso ter em mente que a agência parceira tem mais experiência e expertise de mercado, portanto, trabalhar em conjunto é fundamental para bons resultados.

Apesar de todo o dinamismo da internet, os resultados de uma campanha de marketing digital efetiva, não correm na mesma velocidade. É de grão em grão.

5 – Inveja

Há muito tempo se ouve que a inveja mata e se tratando do mundo dos negócios a situação não é diferente.

A inveja, infelizmente, acontece em todos os setores, e aqui, falando de marketing digital, ela pode ocorrer a respeito de uma campanha bem sucedida de um concorrente.

O problema da inveja é que ela cega o empresário ou profissional, diante da verdade e do correto e, muitas vezes, ele passa a fazer o que o outro faz porque lá está dando resultado.

Fazer melhor não quer dizer que tenha que fazer igual à concorrência. É preciso criar, inovar e fazer diferente. 

Lembre-se que uma campanha de marketing digital deve atrair o seu público e não satisfazer a sua necessidade.

6 – Preguiça

O preguiçoso, por si, tem o hábito de deixar tudo para depois. 

Dessa forma, o empreendedor considerado preguiçoso, dentro das estratégias de marketing digital, é aquele que vive postergando suas campanhas, embora, seja consciente da sua necessidade.

Enquanto a preguiça estiver batendo, ele vai falando: então… vamos fazer sim, só deixa eu me organizar… tem tempo ainda…

Você conhece alguém assim?!

É claro que os resultados não aparecem.

7 – Soberba

Você conhece o “senhor sabe tudo”? É o soberbo.

Infelizmente, o mercado ainda está bem cheio deles. 

Pessoas que acreditam no que sabem e não se atualizam sobre as novidades e necessidades no segmento que atuam.

O soberbo por natureza encerra um assunto com frases do tipo:

- Não precisamos que ninguém nos diga como fazer;

- Sabe com quem está falando? 

- Fazemos isto há 40 anos e sempre tivemos sucesso;

- Será assim e ponto final! 

Se você age dessa forma muito provável já vivenciou o fracasso e precisou rever seu comportamento e se adequar para os novos tempos. 

O que era certo há 10 anos no mundo dos negócios, mudou e é preciso se atualizar para encarar o mercado competitivo e dinâmico que se vive. 

Ousamos ainda dizer que a cada mês novidades surgem e é um grande desafio estar atualizado.

Se, por outro lado, você tem um cliente soberbo, é preciso educá-lo. 

Todos somos professores e alunos e todos sempre temos muito o que aprender e também algo para ensinar, cada um dentro do seu conhecimento e aptidão! 

Você conseguiu identificar algum pecado capital do marketing que você está cometendo? Nós podemos te ajudar a não cometer mais, fale agora conosco, podemos te ajudar!

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1Comentários

    • Avatar
      Johnny Ace
      Jun 1, 2021

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