Chatbot para Instagram, uma realidade já disponível para você
   13/08/2021 11:22:58

O Instagram hoje é a 5ª rede social mais usada no mundo sendo a 2ª mais usada no Brasil, somente no Brasil são quase 100 milhões de usuário ativos diariamente, o que faz do Brasil o 3º país do mundo que  mais utiliza o Instagram no mundo.

Uma rede social tão poderosa como essa, demanda muito esforço para que o atendimento a esse público seja realizado, e pra isso servem os chatbots.

Já presente em outras plataformas como Whatsapp, facebook Messenger e Telegram, os chatbots ajudam na automatização das conversas, fazendo com que o atendimento da sua empresa seja mais significativo, estando online 24h por dia e 7 dias por semana e aumentando a satisfação dos clientes podendo acelerar suas vendas.

Mas o que são chatbots?

Chatbos são robôs virtuais que simulam um ser humano na conversação entre pessoas através de uma linguagem natural programada, ou seja, toda essa comunicação é feita de forma pensada e direcionada até o ponto certo que pode ser a venda ou até mesmo a algum setor da sua empresa como o de logística.

O Uso deles garante muitas vantagens, dentre elas:

Redução de até 70% nos custos com atendimento;

Seu atendimento estará online 24h por dia e 7 dias por semana inclusive em finais de semana e feriados sem custo adicional;

Seu cliente ficará mais satisfeito com a rapidez do seu atendimento;

Aumento da taxa de conversão em vendas, já que você poderá vender em qualquer dia e horário;

Agilização de processos;

Possibilidade de realizar até 30 atendimentos simultâneos;

E outras tantas vantagens que você pode conhecer clicando aqui.

Mas afinal, é possível ter um chatbot no meu Instagram?

Agora sim! O facebook anunciou no final de 2020 a abertura da API do Instagram para chatbos, de início essa integração estava disponível apenas para algumas empresas e parceiros homologados pela rede social, mas agora todos os desenvolvedores podem realizar a integração com o Direct do Instagram.

E como o chatbot vai funcionar no meu Instagram? 

A função do chatbot é automatizar conversas e processos e é basicamente isso que eles farão no Instagram, fazendo com que mais pessoas possam ser respondidas imediatamente possibilitando as empresas o atendimento imediato a mais pessoas.

Vale lembrar que existe regras a serem seguidas, conheça algumas delas:

Quantidade de seguidores

Até o momento em que estávamos escrevendo este conteúdo, somente parceiros homologados e páginas que contenham de 1 mil a 100 mil seguidores é que podem ter acesso a essa ferramenta.

Então, as contas que não se encaixam nesse contexto terão que aguardar mais algum tempo para poder testar os chatbots no Instagram.

Formato de Comunicação

Apenas textos são suportados neste canal por enquanto. Então, o seu chatbot deve ser planejado todo em texto.

Nada de botões, imagens, gifs, arquivos ou outros formatos.

Mensagens ativas

Infelizmente, o Instagram ainda não liberou essa funcionalidade. No momento, só é possível que o chatbot responda se o usuário iniciar a conversa.

Lembrando, somente o usuário pode iniciar uma conversa, a empresa nunca.

Atendimento Humano

Obrigatoriamente, deve-se conter um caminho para chegar até o atendimento humano. Ou seja, o seu bot deve ter um fluxo que leva até um atendente.

Por isso o Intelizap (a plataforma de chatbots da Inteligence) que contém integração com o Instagram, conta com um sistema que conecta seus atendentes a todas as conversas dos bots.

Com apenas 1 ferramenta, é possível automatizar as mensagens nos canais que a sua empresa utiliza e gerenciar todo o atendimento entre chatbots e atendentes de forma simples e eficiente.

Política de uso

É a mesma política de uso do Messenger e você encontra tudo neste link.

O que eu NÃO posso fazer em com a API do meu Instagram?

Tenha muito cuidado, pois existem diversas plataformas no mercado que prometem responder comentários e ganhar mais seguidores de forma automatizada, mais isso não é disponibilizado de forma legal.

Atualmente a API  do Instagram permite apenas que os chatbots trabalhem de forma automatizada no direct e para envio de mensagens, sejam elas contatos diretos, respostas de stories ou compartilhamento de publicações.

O Uso de ferramentas não confiáveis podem gerar prejuízos irreversíveis, como o bloqueio da sua conta no Instagram.

E como fica a jornada do consumidor?

Agora é possível realizar diversas etapas da jornada do consumidor no próprio canal de atendimento, por exemplo:

Marketing Digital:

O potencial cliente chegou ao seu perfil seja através de uma campanha ou de uma publicação? O chatbot pode te ajudar a interação do início ao fim, fazendo o seu cliente percorrer todo o seu funil de marketing.

Vendas:

O chatbot pode tirar dúvidas imediatamente sobre formas de pagamento, frete, descontos e outros assuntos, fazendo com que você não perca a oportunidade de fechar uma venda por causa da demora no atendimento.

Pós-Vendas:

O chatbot te ajuda com atrasos de pedidos, trocas e todo esses processos através do próprio direct.

Suporte: 

Seu cliente precisa de ajuda para utilizar  algum de seus produtos? Tenha um chatbot treinado para esse tipo de situação e resolva todas essas questões sem precisar trocar de canal de atendimento.

E sobre a gestão desse chatbot, como é feita?

A Inteligence possui a Intelizap, uma plataforma completa de atendimento, onde você envia e recebe mensagens de vários canais de atendimento, seja eles Instagram, Whatsapp, Facebook Messenger, Telegram ou SMS de forma organizada e tudo em uma única tela, isso mesmo, você não precisa abrir várias abas para realizar atendimentos em vários canais, o Intelizap tem tudo isso integrado em uma única tela, possibilitando a gestão de seus atendimentos por departamentos e múltiplos atendentes ao mesmo tempo.

Quanto custa para ter um chatbot no Instagram? 

Várias empresas no mercado oferecem esse serviço, porém aqui na Inteligence Gestão, temos planos de a partir de R$ 199,99 por mês e adicionando + R$ 60,00 você coloca o Instagram em qualquer plano, além disso, todos os planos tem suporte via todos os canais de contato da empresa, menus ilimitados, perguntas, respostas e atendimentos ilimitados, gestão de departamentos, chat para atendimento humano, geração de protocolo de atendimento e relatório de atendimento mensal.

Conheça mais sobre o Intelizap.

Ou fale agora mesmo com um de nossos consultores e saiba como aplicar essa ferramenta na sua empresa!

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