O markup é um cálculo que possibilita a formação de preço de um produto considerando como elemento de cálculo os Impostos, custos fixos, custos variáveis e margem de lucro pretendida.
O calculo com markup utilizado é facilmente confundido com margem de lucro, e não é, markup seria um índice para se chegar rapidamente ao preço de venda.
O markup não é um índice para avaliar o preço de venda do produto, como muitos fazem erroneamente, o markup apura um valor para formação do preço de venda.
Em outras palavras o Markup considera o preço de custo e adiciona percentual de custos fixos, custos variáveis e também a margem de lucro pretendida, e por ser muito simples e fácil aplicação, é muito utilizado pelas empresas.
Fórmula de cálculo
A fórmula do markup é muito simples e está aplicada na planilha, deste forma basta inserir os percentuais de custos e margem de lucro desejada para chegar no markup e preço de vendas.
Para aplicar a fórmula no Excel aplique percentuais nos valores 100 e referencie às células onde os custos e margem de lucro pretendida devem ser inseridos.
Neste cálculo o markup é um fator para então ser multiplicado pelo preço de custo do produto e atingir o preço de venda com base no markup.
Como exemplo vou fazer um novo cálculo para o produto Y, considerando preço de custo de R$74,00, percentual de custos fixos de 12%, percentual de custos variáveis de 16% e margem de lucro pretendida de 30%.
Após aplicar todos estes dados na planilha ou realizar a fórmula teremos o seguinte markup e preço de venda para o produto Y:
Com base nos dados informados o markup é 2,38 que multiplicado pelo preço de custo resulta em R$176,19, que deve ser o valor de venda do produto Y.
Agora faça a divisão de R$80.000,00 por R$650.850,00 e depois multiplique por 100 ou aplique o formato percentual no Excel para obter o percentual de custos fixos.
Faça a divisão de R$96.000,00 por 650.850,00 e depois multiplique por 100 ou aplique o formato percentual no Excel para obter o percentual de custos variáveis.
São estes percentuais que devem ser utilizados no cálculo do markup, geralmente se utiliza o período anual mas pode ser feito com outro período.
Margem de lucro
Existem muita confusão em relação à margem de lucro e no caso do Markup é aquela margem que atende às necessidades do Empresário, é a famosa (TMA – Taxa mínima de atratividade).
Geralmente o empresário já tem este percentual na cabeça, pois já foi pensado muito antes de ingressar no negócio.
Percentuais de custos fixos e variáveis
Tanto o percentual de despesas fixas quanto o percentual de despesas variáveis podem ser calculados de forma mensal ou anual e o total destas despesas devem ser divididos pelo total de vendas do mesmo período.
Como exemplo da Empresa W temos as vendas do ano de R$650.850,00, custos fixos de R$80.000,00 e custos variáveis de R$96.000,00.
O cálculo da margem é simplesmente o lucro dividido pela receita e considerando um exemplo simples onde a receita do período foi R$447.000,00 e lucro de R$74.000,00 temos a margem de 16,55%.
É muito comum ver este cálculo ser feito de forma errada, dividindo as receitas pelas despesas quando o correto é utilizar somente o lucro da operação em questão.