Qual o papel do contador no novo cenário econômico?
Um mero entregador de guias para o cliente. Esse era, em resumo, a visão que se tinha do papel do profissional contábil até um passado recente e, de certa forma, não era totalmente equivocado.
No entanto, a demanda do cliente atual é muito mais complexa e neste novo cenário de transformações constantes, o contabilista trocou o papel passivo pelo de consultor, direcionando de forma estratégica as ações de uma pequena ou grande empresa e, conseguindo assim, obter êxito, inclusive, em momentos delicados como o da economia atual.
As mudanças vêm da necessidade do mercado em receber informações cada vez mais rápidas e detalhadas para tomadas de decisão. Todas as obrigações acessórias que o fisco exige das empresas estão sendo cumpridas por meio de programas de processamento de dados, que tratam as informações e as remetem ao órgão competente, bem essa e a função básica do seu sistema de processamento de dados, se ainda não está sendo feito desta forma, o contador passa horas recolhendo informações de bases fiscais? Se sim, ligue para nós aqui na Inteligence que podemos facilitar e agilizar este processo junto ao seu contador ou escritório contábil, permita ele sair da idade das trevas trazendo-o para a luz.
Reforçamos que as empresas devem se utilizar cada vez mais da tecnologia para auxiliar seus gestores no processo decisório. “Vimos claramente isto na implantação dos ERP´s que são sistemas integrados de gestão empresarial, onde são gerados os dados em seus diversos módulos e departamentos das empresas. A base de todo este trabalho são as informações contábeis, administrativas, trabalhistas, tributárias e fiscais, e o objetivo é a estruturação da contabilidade e a geração de seus relatórios, se sua empresa tem um ERP e ainda faz a contabilidade por fora do sistema e o setor fiscal trabalha demais para gerar os SPEDs, então sua empresa está subutilizando o sistema de ERP deixando assim de ganhar facilidades nos resultados e a oportunidade de ter dados contábeis reais.
Algumas das novas funções do profissional contábil e ser consultor nas pequenas e médias empresas e fazer o fornecimento de ferramentas, treinamentos e aconselhamentos. “As ferramentas estão disponíveis dentro do ERP e são controles básicos que podem auxiliar nas informações financeiras como o controle de fluxo de caixa, conciliação bancária ou a demonstração do resultado por custeio variável. As consultorias devem ocorrer para ensinar e/ou aprimorar o conhecimento do empresário sobre a utilização das ferramentas. Já o aconselhamento refere-se à assessoria do dia a dia, por exemplo, qual a melhor forma de captação de crédito, decidir entre comprar ou alugar um imóvel, comprar à vista ou parcelado, aproveitar ou não uma promoção de um fornecedor, etc.
Contudo, apesar da importância deste profissional praticamente em todas as empresas, elas não tem um contador dentro da empresa utilizando seus sistemas de ERP e facilitando o trabalho para todos, ainda usam o padrão antigo enviando documentos para serem feitos fechamos externos o que pode gerar erros fatais a sua empresa.
A Inteligence já tem disponível a tecnologia necessária a integração total da sua empresa com bases fiscais e contábeis para geração de todas obrigações fiscais.
Dúvidas adicionais estamos à disposição nos canais de contato.