Diferenças entre os sistemas CRM e ERP
   19/02/2020 16:05:03

Diferenças entre os sistemas CRM e ERP

 

Em gestão empresarial, um ERP e um CRM são fundamentais quando se trata de melhorar processos e aumentar a produtividade. O gerenciamento de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) e o planejamento de recursos empresariais (Enterprise Resource Planning – ERP) são duas soluções que as empresas adotam para realizar diversos tipos de melhorias. Esses sistemas de gestão integram diferentes processos com o objetivo de organizar, armazenar e proteger as informações da empresa. Ao mesmo tempo, eles atuam como facilitadores na implantação de melhorias empresariais, ajudando na identificação de processos críticos e oportunidade.

Com eles, as empresas conseguem fazer a gestão dos processos críticos. Além disso também ajudam a reduzir custos e desperdícios, estabelecer e acompanhar metas, atuando de forma mais estratégica.

Os CRMs e ERPs são similares no sentido em que ambos geram maior agilidade. Entretanto eles diferem em recursos e impactos e atuam em diferentes áreas da empresa.

Resumidamente, os ERPs melhoram as operações ao reduzir as despesas gerais e diminuir os custos nos processos de negócios, enquanto os CRM de venda facilita a qualificação e a venda.

 

O que é um CRM?

 

Os sistemas de CRM ajudam a gerenciar o funil de vendas. Eles organizam a comunicação e as interações com os clientes em um único local. Novos leads podem ser gerenciados em um CRM. Isso permite administrar melhor as etapas da transação e a gerar mais vendas. Desde a primeira interação com o cliente, a negociação de cotação,  até o primeiro pedido, um CRM pode ajudar a fortalecer e a manter o relacionamento com o cliente em todas as etapas dos ciclos de vendas.

O CRM, tornaram-se mais populares para empresas de pequeno e médio porte em relação a CRMs locais. Os CRMs acessados remotamente são mais acessíveis e mais fáceis de implementar. Eles oferecem flexibilidade e acessibilidade a uma equipe de vendas que pode estar constantemente em trânsito.

E quem seriam os usuários de um sistema CRM? Basicamente, os profissionais que estão diretamente envolvidos nas operações de venda, suporte e relacionamento com os clientes.  Para estes profissionais, o CRM é usado tanto para controle das atividades quanto a melhor visualização das etapas. Desde a prospecção até o pós -venda, ele ajuda a impulsionar o faturamento através do bom uso da ferramenta em cada etapa do processo.

 

O que é um ERP?

Enquanto os CRMs de vendas se concentram na venda, os sistemas de planejamento de recursos corporativos ajudam a maximizar a eficiência e a estruturar o fluxo de trabalho. Os ERPs ajudam a otimizar vários aspectos de um fluxo de trabalho operacional. Outra vantagem é o gerenciamento de estoque, o controle financeiro e de compras e os recursos departamentais. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir custos, permite flexibilidade e minimiza erros nas operações de negócios.

E quais são profissionais que usam um ERP? Os usuários de um sistema ERP estão geralmente envolvidos na retaguarda dos negócios. Da mesa forma, nos departamentos de produção, suprimentos, logística, faturamento ou recursos humanos, por exemplo. Para estes profissionais, o sistema ERP funciona perfeitamente para controle e otimização de processos e custos. Além disso, ele também faz uma integração perfeita entre cada departamento.

Com grande foco em dados, os ERPs ajudam a prever possíveis problemas, alertando os usuários sobre oportunidades de melhoria.

Quando se trata de vendas e operações, para alcançar a máxima eficiência, o ideal é investir em um ERP e em um CRM em conjunto. Desta forma, uma empresa pode garantir melhores resultados. Melhora-se o desenvolvimento de negócios, e também o planejamento de recursos. Consequentemente há um maior gerenciamento das operações de vendas e relacionamento com os clientes e leads. Desde a melhoria do ciclo de vendas até a redução dos custos operacionais, as pequenas e médias empresas tornaram-se mais competitivas ao utilizar ERPs e CRMs nos negócios. Elas conseguem, sistematicamente, reduzir custos internos e gerar mais vendas.

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