A Importância das Pesquisas de Satisfação na Área Veterinária
Todo profissional da área veterinária precisa se preocupar com a satisfação de seus clientes
Afinal, os clientes são fundamentais para o sucesso de um empreendimento. É por isso que existem as pesquisas de satisfação. Atualmente elas são utilizadas pelo marketing de grande parte das maiores empresas, não só do ramo veterinário.
Com a pesquisa de satisfação você aprende qual é a percepção dos clientes a respeito de sua marca, serviços, produtos e atendimento. Dessa forma, fica muito mais fácil conquistar os clientes e fidelizá-los.
Sendo assim, aproveite agora mesmo para entender o que é a pesquisa de satisfação, qual a sua importância e conhecer as vantagens de implementá-las e os principais modelos de pesquisa!
O que é a pesquisa de satisfação de clientes?
Uma boa forma de conseguir sucesso com seu empreendimento veterinário é realizando a pesquisa de satisfação dos consumidores. Essa pesquisa é uma maneira de conseguir dados e informações sobre o que as pessoas pensam de seu estabelecimento.
A pesquisa de satisfação de clientes conta com diversas metodologias para compreender o que deixa seu consumidor descontente e o que faz com que ele se sinta satisfeito. Dessa forma, ela facilita o processo de melhorias em seus produtos, serviços e atendimento.
E, com isso, sua empresa veterinária pode conquistar novos clientes e fidelizar antigos, garantindo até mesmo aliados para a divulgação e boa reputação de seu negócio veterinário.
Qual é a importância das pesquisas de satisfação?
Como vimos acima, através das pesquisas é possível conhecer mais profundamente o que os consumidores estão achando de seus serviços, produtos e atendimento.
Com esse conhecimento em mãos, seu negócio pode identificar pontos que precisam ser melhorados e quais são suas vantagens competitivas. Sendo assim, é possível aprimorar a experiência de compra dos consumidores.
Após esse processo, você pode começar a contar com clientes fidelizados que desempenharão um papel fundamental para a boa reputação de sua empresa. Atraindo novos clientes e contribuindo com a divulgação e vendas.
Portanto, fazer a pesquisa de satisfação de clientes pode ser o motivo para o seu negócio veterinário ser bem-sucedido e alcançar os melhores resultados!
4 tipos de pesquisa de satisfação de consumidores
Agora que você já sabe o que é e a importância das pesquisas de satisfação para o seu empreendimento, conheça 4 tipos de pesquisas que podem ser aplicadas.
Customer Satisfaction Score (CSAT)
A Customer Satisfaction Score ou, em português, Pontuação de Satisfação do Cliente, é um modelo de pesquisa muito utilizado pelas empresas para saber a opinião dos consumidores.
Nesse modelo, o cliente responde um questionário para avaliar a experiência de compra através de uma escala linear. Nele, há perguntas precisas sobre diversas etapas da experiência do cliente com a marca.
As perguntas no modelo CSAT são mescladas entre algumas mais simples com respostas positivas ou negativas e outras mais elaboradas. Para medir os resultados é possível utilizar algumas formas, por exemplo: 1 e 2 como sim e não, 1 a 3 como satisfeito, neutro, insatisfeito, e 1 a 5, 1 a 7 e 1 a 10 seguindo a escala Likert.
Dessa forma, o cálculo que você deve utilizar é a média ponderada, obtida através da soma de todos os valores multiplicados pela quantidade de respondentes que selecionaram determinada resposta. Depois, o valor deve ser dividido pelo número total de respondentes ao questionário.
Customer Effort Score (CES)
A metodologia Customer Effort Score, também conhecida como Pontuação do Esforço do Consumidor, é bastante parecida com a CSAT. No entanto, há diferenças entre os dois métodos.
Na Pontuação do Esforço do Consumidor o foco das perguntas é identificar a facilidade que o cliente encontrou para a solução de um problema específico. Já a Customer Effort Score, por exemplo, foca na satisfação do cliente com um serviço ou produto.
Net Promoter Score (NPS)
O modelo Net Promoter Score ou NPS é fácil de ser aplicado, pois nele existe apenas uma pergunta “qual é a probabilidade de você indicar essa empresa aos seus amigos?”. E o cliente pode responder utilizando uma escala de 0 a 10.
Assim, é possível através das respostas dos clientes separá-los em três categorias que devem ser avaliadas de acordo com uma tabela pré-estabelecida. As notas de 0 a 6 correspondem aos detratores, as notas de 7 e 8 correspondem aos neutros e as de 9 e 10 aos promotores.
O grupo de detratores corresponde aos clientes que consideram que a experiência que tiveram com a marca foi negativa. Os detratores dificilmente voltariam a comprar ou adquirir algum serviço da marca. E, também, podem ferir a reputação da empresa publicamente.
O segundo grupo, dos neutros, diz respeito aos clientes que não são defensores da marca, mas também, não são críticos. Sendo assim, eles compram os serviços e produtos às vezes até por acaso.
No último grupo, dos promotores, estão os clientes que são defensores da marca. Eles estão dispostos a dar feedbacks, são leais e costumam continuar comprando ou adquirindo seus serviços e produtos.
Expectativa x Percepção
O método de expectativa x percepção consiste em perguntar aos clientes se o produto ou serviço correspondeu às expectativas que ele tinha. A escala utilizada é de 1 a 5.
Então, agora que você conhece 4 tipos de pesquisas de satisfação para aplicar em negócios pet, não deixe de utilizá-las! Bons negócios!
A Inteligence Gestão tem mecanismos nativos dentro dos sistemas para ativar essas avaliações com as pessoas envolvidas nos processos de atendimento.