Aumentar as vendas analisando dados
Quer melhorar o desempenho do seu e-commerce? Descubra como configurar uma estratégia de otimização baseada em dados
Saber como analisar dados é a primeira habilidade a adquirir se você deseja que seu e-commerce tenha sucesso. Se você deseja aumentar suas vendas, a próxima etapa é definir uma estratégia baseada em dados. Em outras palavras, você deve tomar suas decisões com base em números reais e concretos, que mostram o real andamento do seu e-commerce.
Nos últimos anos, muitos profissionais de marketing revolucionaram sua abordagem de vendas digitais, investindo na aquisição de dados. Podemos extrair dados de diferentes fontes, de sites a plataformas de mídia social, de CRM a listas escritas. No entanto, não é o acesso aos dados que é difícil, mas a capacidade de analisar os dados com um olhar crítico. Os dados podem nos dizer muito sobre o "estado" de nosso e-commerce e nos mostrar a melhor direção a seguir para otimizar o desempenho. Veja como construir uma estratégia baseada em dados de comércio eletrônico e aumentar as vendas por meio da análise de dados.
Estratégia de dados: como melhorar seu desempenho de comércio eletrônico.
Tirar uma loja online do chão significa maximizar o desempenho, impulsionar as vendas e melhorar a experiência do usuário. Temos uma maneira confiável de fazer isso: usando dados. Aqui está uma lista dos itens de dados mais relevantes para o seu negócio e como analisá-los.
Seus dados de cliente
Se você deseja construir uma estratégia baseada em dados, você precisará aprender a ler aquelas relacionadas aos seus clientes existentes e potenciais.
Rastrear um comprador significa construir uma identidade real do seu cliente ideal, que vai além do simples perfil pessoal. O caráter do comprador também inclui características pessoais, interesses e ambições. Entender seu cliente é essencial para oferecer a ele o melhor produto ou serviço possível.
Mas como você traça o perfil de um comprador? Suponha que você tenha uma loja online que venda sapatos feitos de material reciclável. Na sua forma mais simples, um cliente típico seria uma mulher, com idade entre 25 e 30 anos, que ganha cerca de R$ 30.000,00 por ano e adora comprar online. É uma mulher atenta à moda, mas que, ao mesmo tempo, quer ajudar a proteger o ambiente e, por isso, opta por uma abordagem sustentável.
Ter todas essas informações sobre seus clientes ideais ajuda você a melhorar sua oferta e focar no que é realmente importante para as pessoas que você deseja alcançar.
Depois de ter esses dados, você pode usá-los para:
Classifique os usuários em listas especiais e envie ofertas personalizadas com base em seus comportamentos e interesses
Invista em campanhas de marketing de influenciadores e encontre personalidades o mais próximo possível do seu público
Otimize a jornada do cliente e torne a experiência ainda mais agradável e pessoal
Custo de aquisição do cliente (CAC)
Outra métrica fundamental a ser observada quando você deseja aumentar as vendas é o CAC. Como você pode ver, esse é o valor que você investe para convencer um cliente potencial a comprar um produto ou serviço.
O CAC pode ser calculado simplesmente dividindo todos os custos incorridos para adquirir mais clientes (despesas de marketing) pelo número de clientes adquiridos durante aquele período.
Saber seu CAC é crucial porque:
Ajuda a construir uma visão geral do ROI de seus investimentos em marketing
Ele permite que você descubra o valor de adquirir um novo cliente
Valor de vida do cliente (CLV)
O valor da vida útil é uma das métricas mais interessantes para analisar para um e-commerce. Essa métrica mostra imediatamente o valor do seu cliente ao longo do tempo . Não se trata de uma compra única, mas de todo o relacionamento da sua empresa com o cliente em questão.
Esses dados são particularmente interessantes para quem vende produtos ou serviços recorrentes, como modelos de negócios com assinaturas. Rastrear o CLV pode parecer simples, mas, na realidade, o processo pode ser muito mais complexo do que parece.
Aqui está um exemplo: suponha que você tenha administrado uma loja de vinhos nos últimos 5 anos. Se o cliente comprou uma caixa de vinho por ano durante cinco anos ao custo de 60 euros, o CLV será o resultado do valor anual multiplicado pelo período de referência. Então você multiplica R$ 60,00 x 5 anos = R$ 300,00 CLV.
Em geral, a regra de ouro para encontrar o CLV é:
Identifique todos os pontos de contato entre o seu e-commerce e o cliente, acompanhando cada uma de suas transações
Integre e analise o valor desses pontos de contato em seu CRM. Se você não tem um CRM, você sempre pode adquirir um aqui na Inteligence Gestão e integrar a solução ao seu ERP que funciona atrelado a sua loja virtual tudo isso de forma pratica, uma ferramenta de gerenciamento de clientes com seu e-commerce Avalie a receita de cada ponto de contato
Multiplique esse valor de entrada pelo valor total da vida média do cliente
Otimizar seu CLV é uma etapa vital para aumentar as vendas. Ao analisar esses dados, você pode descobrir que:
Seu CLV de e-commerce está muito baixo. Isso pode ser devido a vários fatores, como a experiência de compra
Seus clientes fazem compras recorrentes em certas ocasiões ou em certas épocas do ano. Dessa forma, você pode segmentar ainda mais os clientes e criar ofertas customizadas para convidá-los para uma nova ação, lembre-se o futuro e agora, não espere para amanhã para começar a sua loja virtual.
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