E-Commerce: os KPIs que você deve monitorar.
Os dados são a fonte de informações mais valiosa para ajudá-lo a maximizar suas conversões de comércio eletrônico. Hoje em dia, a maior parte do comércio eletrônico tem acesso a dados, mas poucos são capazes de interpretá-los corretamente e usá-los como uma chave para o sucesso do negócio.
Os principais indicadores de desempenho (KPIs) são seu melhor recurso para medir facilmente o impacto de suas atividades de vendas e marketing. Se você deseja conhecer melhor seus clientes, maximizar conversões ou aumentar o valor de sua oferta, há apenas uma coisa que você precisa fazer: ler (e compreender) as métricas corretas.
Aqui estão os 5 KPIs mais importantes para sempre ter em mente se você realmente deseja colocar sua loja online em funcionamento.
Os 5 principais KPIs para comércio eletrônico
Os KPIs de comércio eletrônico representam todas as métricas que nos ajudam a monitorar o desempenho dos negócios. Aprender a identificar e compreender as pessoas certas o ajudará a repensar o que não está dando certo e a acelerar o alcance de seus objetivos.
Conhecer os KPIs é útil porque:
Nas palavras de Peter Drucker "O que é medido pode ser melhorado". Ler os dados é exatamente o que você precisa saber se as coisas estão indo bem, se seus objetivos estão sendo alcançados e se você precisa modificar ou repensar seus processos. Como você pode ter certeza de que seu e-commerce está funcionando corretamente se você não tem nenhum número para medir?
Fique de olho no desenvolvimento de sua empresa. Definir a direção não é suficiente: você terá que descobrir como permanecer no curso. Ter números de referência objetivos ajudará você a gerenciar seu processo de desenvolvimento
Agora vamos dar uma olhada nos 5 KPIs mais importantes para gerenciar um e-commerce.
1 - Custo de aquisição do cliente (CAC)
CAC significa Custo de Aquisição do Cliente, que em termos simples significa o custo de aquisição de um cliente. Este KPI é particularmente importante porque indica o investimento necessário para adquirir um novo cliente.
Em termos matemáticos, podemos calcular o CAC seguindo esta fórmula:
Custo total de aquisição de clientes ÷ Nº de clientes adquiridos = Custo de aquisição do cliente (CAC)
Vamos dar um exemplo.
Imagine que você investiu R$ 1.000,00 em atividades de marketing para o seu E-Commerce, que conquistou 50 novos clientes. Isso significaria que seu CAC é de R$ 20,00.
E se você achar que seu CAC está muito alto? Se você está gastando demais para adquirir novos clientes, observe os detalhes de seus dados e determine quais canais de aquisição são melhores para você. Você pode, por exemplo, perceber que as campanhas de publicidade do Facebook geram clientes a um custo menor do que o Google. Com base nessas considerações, você pode remodelar seu orçamento e repensar seus investimentos.
2 - Valor vitalício (LTV)
Valor vitalício (LTV) é outro KPI muito importante para o seu E-Commerce. Esse é o valor médio que seu cliente agrega ao seu negócio ao longo de toda a relação comercial. Em outras palavras, uma vez calculado o CAC, você precisará entender quanto esse cliente "vale" ao longo do tempo, ou seja, quantas vezes ele contribui para o crescimento do seu negócio ao realizar uma ação (o que, mais especificamente, significa compra de seus produtos).Este KPI é particularmente útil para compreender a eficácia de seus esquemas de fidelidade . De acordo com as estatísticas da E-consultancy, aumentar a retenção de clientes em 5% pode aumentar os lucros da sua empresa em 25-95%. Mas você também deve ter em mente que conquistar novos clientes é 5 a 25 vezes mais caro do que manter os existentes. É por isso que, se você deseja expandir seus negócios, precisará esticar o LTV o máximo possível.
Para calcular o LTV, você precisará usar esta fórmula, que envolve o cálculo de outras métricas, como AOV (que veremos no próximo parágrafo).
(Valor médio do pedido AOV) x (Número médio de vezes que o cliente compra a cada ano) x (Tempo médio de lealdade do cliente em meses ou anos) = Valor de vida do cliente
DICA EXTRA: Existem muitas maneiras de melhorar o relacionamento com seu cliente, antes e depois de realizar uma compra. Isso permitirá que você conquiste a fidelidade do cliente e aprimore a experiência de compra do cliente. Os complementos do iERP para E-Commerce podem melhorar o relacionamento com os clientes podem definitivamente ajudá-lo neste processo;)
3 - Valor médio do pedido (AOV)
O valor médio do pedido, também conhecido como AOV, mostra, em média, quanto cada cliente gasta em cada compra. Este é um KPI chave para lojas físicas e online e ajuda você a entender quais estratégias você precisa implementar para aumentar o gasto médio do cliente em cada transação.
Para calcular seu AOV em um determinado período de tempo, basta usar esta fórmula:
Receita total ÷ Número total de pedidos = Valor médio do pedido (AOV)
Para aumentar seu AOV, você pode aplicar uma série de estratégias para maximizar os gastos de cada cliente em cada pedido. Uma das melhores estratégias seria oferecer um desconto (por exemplo, 3 por 2 ) ou um bônus específico (por exemplo, frete grátis) para pedidos acima de um determinado valor, que geralmente é maior do que seu AOV atual. Ao fazer isso, você pode incentivar o cliente a gastar mais, oferecendo uma oportunidade única e, ao mesmo tempo, aumentar seu AOV.
4 - Taxa de conversão (CR)
A taxa de conversão (CR) estabelece a capacidade do comércio eletrônico de transformar visitantes em compradores. Este KPI ajuda a determinar o valor do seu tráfego e quantos visitantes estão inclinados a fazer uma conversão que, neste caso, é uma compra.
Para calcular seu CR, basta aplicar esta fórmula:
(Número de pedidos feitos) ÷ (Número de visitas) x 100
Mas como saber se sua taxa de conversão é alta ou baixa? Aqui está um fato interessante: de acordo com um relatório Monetate, a CR média mundial de comércio eletrônico está entre 2,89 e 3,31%
5 - Número de cestas abandonadas
Finalizamos com um dos KPIs mais importantes que você precisa medir para otimizar sua loja online: a taxa de abandono do carrinho de compras. Refere-se a quando um cliente em potencial visita seu site, adiciona itens à cesta de compras e, durante o checkout, decide não comprar em sua loja.
Esse cenário, infelizmente, é muito comum: segundo o Instituto Baymard, a taxa média de abandono da cesta de compras de um e-commerce gira em torno de 80%. Sim, isso é cerca de 3 de 4 cestas.
Mas quais são as razões disso? O Baymard Institute forneceu uma resposta a esta pergunta, e estes são os motivos mais comuns:
· Custos de envio elevados (55%)
· A necessidade de criar uma conta (34%)
· Processo de checkout longo ou complicado (26%)
· Eles não confiam no site com os dados do cartão de crédito (17%)
· O site deu errado / travou (17%)
· Opções de pagamento insuficientes (6%)
· Espera de campanhas promocionais (15%) Para carrinhos abandonados estes são chamadas de super-consumidores que já sabem das métricas usadas e esperam ser premiados usando os recursos que as empresas usam para chamar o consumidor de volta ao carrinho de compras.
Você já está monitorando esses KPIs? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários ou se preferir entre em contato que enviamos um consultor para conversar com você como melhorar ou adquirir nossos pacotes para ter uma loja virtual.
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